EXPERIMENTO DA DISCIPLINA PRÁTICAS DE JORNALISMO MULTIMÍDIA


Edição 01 – 04/03/2022

Cuca Pici tem início de atividades previsto para junho

Foto: Reprodução Internet

Prefeitura de Fortaleza planeja a entrega do Centro Urbano de Cultura (Cuca) para o primeiro semestre de 2022. O novo Cuca fica localizado no bairro Pici e está com 98% de sua obra concluída. Samuel Dias, secretário da Infraestrutura, relatou em entrevista para o jornal O Estado que “A obra está praticamente pronta, com a parte de imobiliário já sendo instalada, ou seja, já está criando vida. Estamos no aguardo da ligação de energia, que a Enel está providenciando, e tão logo seja feita, o Cuca estará apto a funcionar”.

A Secretária Municipal de Infraestrutura (SEINF) é a responsável pela realização da obra. O projeto está orçado em R$ 26,4 milhões, em uma área superior a 16 mil m², democratizando a utilização do espaço público para a população.

Segundo o jornal O Estado, José Sarto, prefeito de Fortaleza, afirmou que o ambiente oferecerá para a juventude, práticas esportivas, formação cultural e técnica em diversas áreas. A estrutura é composta por pista de skate, cinema, teatro, sala de artes cênicas, coworking, estúdio de gravação, biblioteca, piscina, salas temáticas para danças e artes marciais.

Sobre a Rede Cuca

 A Rede Cuca é o maior programa da Secretária Municipal da Juventude, os centros urbanos são localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, nas periferias da cidade. Ao todo são cinco equipamentos: Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici. Os cursos de formação que são distribuídos em oito áreas (audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro) e as práticas esportivas são disponibilizados principalmente, para jovens entre 15 e 29 anos, contudo são disponibilizadas vagas para todas as idades.

O poder influenciador das mídias digitais em meio a guerra

A guerra entre Rússia e Ucrânia completa hoje, 4 de março, o seu nono dia de atrocidades. Em meio ao conflito armado, algo que vem chamando à atenção é a forma como militares e civis estão usando as redes sociais para mostrar ao mundo detalhes de toda a destruição que guerrilheiros russos estão causando por toda Ucrânia.

Foto:REUTERS/Gleb Garanich

As postagens dividem opiniões, pois mostram a realidade vivenciada por aqueles que lutam por sua pátria, como pais que tranquilizam seus filhos e esposas por meio de vídeos, em redes sociais, nos quais aparecem dançando.

Foto: Imagens da Internet

Por outro lado, a divulgação dessas imagens causam riscos a integridade dos próprios militares, como foi o caso de uma selfie divulgada por um soldado ucraniano que expôs o local onde ele e outros combatentes estavam reunidos. Horas depois um míssil os atingiu, deixando 14 mortos.

Federação Cearense de Futebol reivindica aumento de público na Arena Castelão

O estádio Castelão, o maior do estado do Ceará e um dos maiores do país, é o palco dos maiores jogos estaduais, levando assim torcedores que marcam presença assiduamente em todos os jogos. Desde o ano de 2020 o futebol vem sendo afetado diretamente pela pandemia do novo Corona vírus, ocasionando, no início do período da quarentena, o cancelamento de jogos e campeonatos.

No ano de 2021, o futebol reinventou-se cada vez mais, abrindo os portões para o público, no intuito de apoiar e incentivar seus clubes. Sendo assim, a capacidade do público passou por diversas mudanças relacionadas a capacidade de público suportada.

Já em janeiro de 2022, o governo do Estado do Ceará decretou capacidade máxima para 30% no estádio Castelão, no entanto, a Federação Cearense de Futebol e os clubes pedem seu aumento para 80%, visando um aumento no lucro dos clubes e atendendo aos pedidos dos torcedores. Entretanto, a pauta será discutida nesta sexta-feira (4).

A decisão que será tomada afeta diretamente a área esportiva do Estado, e principalmente os torcedores, que esperam ansiosos pelo resultado positivo do aumento.

Momentos opostos no Futebol Nordestino

O primeiro semestre de 2022  está sendo marcado por momentos opostos das equipes nordestinas de futebol em suas principais competições. Enquanto alguns times estão vivendo o auge de sua trajetória, outros vivem uma catástrofe que mancha negativamente suas histórias. Sport, Vitória e Santa Cruz, são exemplos de grandes clubes passando por dificuldades, financeiras e esportivas.

Por outro lado, os rivais Ceará e Fortaleza estão vivendo bons momentos, participando de competições internacionais. O Fortaleza será a primeira equipe cearense a disputar a Libertadores, entrando direto na fase de grupos.

O Leão do Pici, no ano passado, sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, viveu seu grande momento na temporada, ao liderar o brasileirão por algumas rodadas. Já o time do Ceará oscilou durante a temporada, ao ser vice-campeão nordestino, eliminado na primeira fase da sul-americana. Além disso, sofreu dois reveses para o seu maior rival, no estadual e Copa do Brasil.

Alguns clubes nordestinos, como Bahia e Náutico, passaram por episódios lamentáveis com suas respectivas torcidas. O caso mais grave aconteceu em Salvador, onde iriam jogar Bahia e Sampaio Corrêa. Torcedores do tricolor baiano bombardearam o ônibus da equipe, ferindo o goleiro Danilo Fernandes, que sofreu ferimentos leves. Esses resultados e acontecimentos mostram a diferença de momentos do futebol nordestino. Enquanto alguns clubes cearenses vivem suas melhores fases, o futebol pernambucano e baiano passa por um momento conturbado.

Vídeo: Internet

Projeto que cria a Lei Paulo Gustavo é aprovado na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 24 de fevereiro, o projeto de apoio ao setor cultural nomeado de Lei Paulo Gustavo. A lei que homenageia o ator tem objetivo de ajudar o setor cultural, que foi um dos mais afetados durante a pandemia. Serão destinados para o projeto cerca de 3,86 bilhões.

Os repasses deverão acontecer a partir de um planejamento estratégico que leve em conta os segmentos considerados prioritários. A maior parte da verba será aplicada no setor de audiovisual e o restante será dividido para os estados e municípios em apoio às micro e pequenas empresas.

No meio audiovisual, as empresas brasileiras independentes serão também beneficiadas. A verba permite que despesas ou dívidas vencidas até o final deste ano sejam pagas. Vale ressaltar que os governos estaduais deverão realizar ações e oferecer prêmios por meio de chamamentos públicos, editais e outras formas de seleção pública simplificadas.