Com atividades presenciais no campus Centro e on‐line, a II Semana Nacional das Engenharias na Estácio ocorreu nos dias 2 a 4 de maio, e contou com a presença de diversos convidados ministrando oficinas, palestras e minicursos voltados para o tema “Formando Líderes Para o Futuro”.

Engenheiro Téocrito Silva apresentando palestra “Segurança é um dever de todos”. (Foto: Kesia Dantas)

“Nós entendemos que a formação do líder não passa só pelo conteúdo de sala de aula, mas também por objetos que a gente possa desenvolver fora dela”. É o que afirma Samir Auad, coordenador de Engenharia Civil e de Produção na Estácio Centro; sobre a importância de momentos, como a Semana, para os alunos.

Samir também aponta que o objetivo da ação é “tirar um pouco o aluno da sala
de aula para que ele, através do contato com outros profissionais
renomados na área, consiga desenvolver características que são importantes para
as lideranças que vamos ter no futuro”.

Em relação às atividades e ao aprendizado que os estudantes podem obter, o coordenador ainda diz que: “a semana traz programação relativa à segurança, empreendedorismo, temas de manutenção e confiabilidade”. Oportunidades para que o estudante consiga “pegar o que desenvolveu em sala de aula e colocar em uma premissa maior”, conclui.

O primeiro momento da programação da terça-feira aconteceu com a palestra “Segurança é um dever de todos”, apresentada pelo engenheiro Teócrito Silva Barbosa Ramos. Teócrito é sócio da T&E (Treinamentos & Engenharia), empresa que, há onze anos no mercado, oferece vários cursos e treinamentos relacionados à Engenharia e Arquitetura.

Formado e especializado em Engenharia de Produção, além da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unifor (Universidade de Fortaleza), Teócrito menciona a iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), de tornar o estado, um importante HUB de produção e exportação de Hidrogênio Verde, como um exemplo do quanto a segurança no trabalho é essencial.

O engenheiro explica que o hidrogênio verde requer muita segurança, pois o processo industrial é muito perigoso. “Então, há necessidade de termos segurança desde a partida à preservação, para termos sustentabilidade”. Referente ao que os alunos podem levar, a partir da palestra, ele espera que eles consigam aprender com base em sua experiência de cinquenta anos de Engenharia e que “onde ele errou, eles não errem mais”.

A programação da Semana continuou com os minicursos de Autocad e Arduino, ministrados, respectivamente, pelos estudantes da Estácio, Luan Holanda, aluno de Engenharia Elétrica, e Marcos Vinicius, graduando em Engenharia Civil.

Luan Holanda, estudante de Engenharia Elétrica, lecionando minicurso sobre Arduino (Foto: Kesia Dantas)

Luan aponta que o Arduino tem uma grande importância para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, tanto como engenheiros, quanto como pessoas. “Além de conhecer um pouco mais de eletrônica e de programação, o minicurso ensina a trabalhar a questão de resolver problemas, a partir da lógica, algo que o mercado de trabalho exige muito”, afirma Luan.

Marcos Vinicius, graduando em Engenharia Civil, ministrando o minicurso de Autocad. Foto: Kesia Dantas

Ainda sobre as exigências no mercado da Engenharia, Marcos reforça a importância dos temas dos minicursos . “O mercado de trabalho exige o conhecimento avançado sobre Autocad, pelo menos na parte de projeto, interpretação de projeto, de obras, e é muito importante que os alunos saibam manipular essa ferramenta”.

Acerca das atividades nacionais, uma das atrações foi o palestrante Gustavo
Martins, engenheiro de custo há 20 anos, co-fundador do software de orçamento
de obras e custos, e responsável pela engenharia de custos e atualização de
composições (CPU) de um dos maiores bancos do Brasil em 2023. Ele concedeu a
palestra “Orçando projetos na engenharia”, via teams.

Já “Atitude e Comportamento” foi a temática da palestra, ofertada pela
publicitária formada pela Estácio, Mikarla Freitas. Mikarla também é trainer e
mentora empresarial e profissional. A conversa também fez parte da programação
nacional, e aconteceu via plataforma teams.

Na noite de quarta-feira (03/05), segundo dia das palestras, o auditório do Campus do Centro da Estácio recebeu 3 prNa noite de quarta-feira (03/05), segundo dia das palestras, o auditório do campus do Centro da Estácio recebeu três profissionais da área de Engenharia para palestras.

Alunos dos cursos de Engenharia (Foto: Pedro Aragão)

No primeiro momento, o engenheiro, Ermano Elias, falou sobre a plataforma de
“BIM”, um recurso ilustrações de projetos em 3D.A tecnologia permite
calcular, de forma automática, gastos e quantidades de materiais utilizados
numa obra, diminuindo custos e aumentando a praticidade da execução de
Engenharia.

Em seguida, o engenheiro, Fábio Gomes, trouxe para a programação o tema:
“Fotovoltaica, Energia Solar Integrada à Arquitetura”. Uma promessa
de novos tempos para as construções de lares espalhados pelo país, nos quais a
sustentabilidade e a economia estão em foco. No final de sua explanação, o
orador enalteceu o poder do estudo, incentivando a audiência a procurar sempre
conhecimentos que ajudem a alcançar seus objetivos profissionais.

Um dos alunos presentes era o Ricardo Brito, que cursa o 6° semestre de Engenharia na Estácio, ao ser questionado sobre a importância de palestras como as apresentadas na noite, o estudante falou que momentos como aquele são gratificantes e enriquecem o aluno.

A última palestra da noite foi com o engenheiro, Paulo França Barbosa Neto, que falou sobre “Manutenção e Confiabilidade”. Carismático, fechou com chave de ouro a noite de palestras dentro da programação da Semana das Engenharias.

Ainda fez parte da programação uma visita técnica feita à Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) que ocorreu na manhã de quarta (3). Mais informações sobre esse rico momento, você encontra no Instagram da ANEstácio.

Se você chegou até aqui e não estuda em nenhum curso de Engenharia, pode ser que você não saiba como funciona cada graduação. Então vamos te ajudar nisto!

Com a oferta de dez cursos, entre Bacharelado e Pós-graduação, a Estácio oferece uma formação completa e multidisciplinar, com o olhar na formação de profissionais. Conheça mais detalhes sobre os cursos oferecidos, duração e os temas que são estudados ao longo da graduação.

reprodução: internet

Engenharia Ambiental e Sanitária

Com foco na preservação dos recursos naturais, o curso de Engenharia
Ambiental e Sanitária prepara o aluno para desenvolver formas de utilização
sustentável do meio ambiente e aplicação de tecnologias para uso consciente dos
recursos naturais. A formação multidisciplinar é voltada especialmente às
matérias das Ciências Exatas e Biológicas, e se concentra na preocupação
crescente com o meio ambiente e os impactos ambientais do desenvolvimento
econômico. O profissional com essa formação está cada vez mais requisitado no
mercado de trabalho.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado e pós-graduação
(com estágio obrigatório na graduação/mínimo de 160 horas).

Engenharia Civil

Um dos cursos mais famosos na área, a Engenharia Civil também é uma das mais requisitadas pelos estudantes. O objetivo é formar profissionais para atuar na elaboração, execução e fiscalização de projetos e obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Além da Construção Civil, os alunos podem ingressar em vários setores, como os de habitação, saneamento, energia e transportes, além da área da tecnologia e pesquisa de novos materiais e processos.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado (com estágio obrigatório/mínimo de 160 horas).

Engenharia da Computação

Essa graduação tem uma formação completa, focando nos três pilares da tecnologia da informação: hardware, software e redes de comunicação. Os alunos se aprofundam em áreas como Eletrônica Digital, Tecnologia de Programação, Engenharia de Software, Organização de Hardware e Inteligência Artificial. Após a formação, os profissionais podem conceber sistemas computadorizados.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado (com estágio obrigatório).

Engenharia de Controle e Automação

O foco deste curso são os profundos conhecimentos sobre o universo da ciência e da tecnologia, que são necessários para realizar suas atribuições em projetos de engenharia aplicados ao setor industrial. Os estudantes se aprofundam em temas como física, química, matemática, cálculo, além de temas como mecânica, computação e eletrônica, unindo o embasamento necessário para a formação de um bom profissional. Um dos cursos mais complexos da atualidade, a formação também procura construir uma consciência ambiental, fomentar a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o senso crítico para atuar de forma ética com responsabilidade social.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado (com estágio obrigatório).

Engenharia de Petróleo

A descoberta dos reservatórios na camada do pré-sal no litoral brasileiro colocou o curso de Engenharia de Petróleo em alta. O aluno deste curso adquire grande conhecimento sobre todas as etapas dos processos de extração e beneficiamento de petróleo e gás, saindo do curso preparado parase destacar no mercado. Com formação multidisciplinar que combina habilidades técnicas para a atuação nas diversas áreas da exploração de petróleo, possui aulas práticas e teóricas desde o primeiro ano do curso. A formação valoriza ainda, o desenvolvimento de habilidades gerenciais, com foco na alta capacidade de comunicação, relacionamento e visão estratégica. Assim, o profissional formado pode atuar em diversas áreas, como o campo de biocombustíveis no qual se desenvolvem fontes alternativas de energia.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de graduação: Bacharelado (com estágio obrigatório).

Engenharia de Produção

O curso tem a missão de formar profissionais éticos e competentes, prontos para desempenharem funções nas áreas de planejamento e gestão da produção industrial, incluindo automotiva, em empresas públicas ou privadas. A Estácio garante a estrutura com modernos laboratórios, professores altamente qualificados e convênios com as melhores empresas para a vivência prática da profissão.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado (com estágio obrigatório/média de 230 horas).

Engenharia de Telecomunicações

A vivência dessa graduação na Estácio conta com uma formação multidisciplinar para uma preparação completa ao mercado de trabalho. Com a instrução de professores experientes e com práticas laborais com os mais recentes instrumentos profissionais da área, o estágio obrigatório deve ser acompanhado por um profissional com duração mínima de 180 horas podendo ser realizado em qualquer período da graduação.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado e pós-graduação (com estágio obrigatório na graduação).

Engenharia Elétrica

Os conhecimentos desse curso vão muito além das diferentes formas de geração de energia, incluindo também o aprendizado sobre os setores de transmissão e distribuição, para transformar os alunos em profissionais aptos a atuar nos mais diversos setores desta área. O profissional também é preparado para atuar com telecomunicações, na área de automação, com informática ou na indústria eletrônica. Dentre os setores de atuação, está a coordenação de projetos de instalações elétricas, tanto de pequeno porte, como em residências, quanto de grande porte, como em shoppings, fábricas e quaisquer instalações mais complexas. Além disso, o engenheiro eletricista também é capaz de fazer propostas de orçamentos, ser responsável por obras, julgar a viabilidade de projetos ou executar atividades como pareceres e laudos.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado e pós-graduação (com estágio obrigatório na graduação/mínimo de 160 horas).

Engenharia Mecânica

Com atuação focada principalmente na indústria, em funções de planejamento até a execução, em cargos de gestão podendo passar pelo mercado financeiro, e com um salário atrativo, o engenheiro mecânico trabalha com o projeto, a análise, a construção, a operação e a manutenção de sistemas mecânicos. Na parte prática, projeta e desenvolve motores, máquinas, veículos e produtos industriais. A formação desse curso é baseada em conhecimentos físicos e matemáticos, com proximidade com outras áreas da Engenharia, como Automação, Elétrica e Produção.

Duração: 5 anos (10 períodos). Tipo de formação: Bacharelado e pós-graduação (com estágio obrigatório/mínimo de 160 horas).

Engenharia Química

Abordando os estudos de processos industriais, que usam processos físicos e químicos para a criação de um produto, o curso ensina os alunos sobre a extração ou obtenção de matérias-primas para a elaboração de produtos químicos e petroquímicos. Durante a formação, os estudantes focam em física, matemática e, principalmente, química. Instruídos para identificar as reações, analisar e purificar compostos químicos, os alunos também projetam equipamentos associados às diversas transformações que ocorrem na indústria química. A Estácio oferece estrutura completa, com aulas em laboratório ocupando boa parte da carga horária.

Duração: 4 anos (8 períodos). Tipo de formação: Bacharelado.

Se você achou interessante, fica aqui o Instagram do Escritório Modelo de Inovação e Empreendedorismo em Engenharia para você acompanhar!

Textos: Bianka Rocha, Izadora Paula e Pedro Aragão.

Edição final: Bruna Costa; Orientação: professora Klycia Fontenele.

Deixe um comentário